logo
logo
* | Quem somos | O que fazemos | Onde estamos | A Nossa Casa | Artigos & Opiniões | Questões
* * * * *
Artigos & Opiniões
* 
 A acupunctura estética e a saúde*

Publicado no suplemento
*

Acup_estéticaTodos desejamos sentir-nos bem, por dentro e por fora. Sabemos que a saúde se reflecte no olhar, na elasticidade da pele, na firmeza dos músculos, enfim, na aparência. Mas a relação é recíproca: tratar o "exterior" melhora não só a forma como nos sentimos, a nossa auto-estima, mas melhora também o "interior", a harmonia dos nossos órgãos internos.

A acupunctura estética permite "voltar atrás no tempo" e retirar uns bons anos à sua aparência. Como? Tonificando os músculos do rosto, preenchendo as rugas, suavizando os traços... e é possível fazê-lo com acupunctura... sem agulhas (1).

O envelhecimento do corpo e, em particular do rosto, é acelerado pelo tabaco, pelo sono insuficiente ou inquieto, pelo excesso de trabalho, pela alimentação incorrecta (pior do que os alimentos nocivos é comer apressadamente em frente da televisão ou do computador), pelo álcool e pelo abuso de doces, pela exposição solar demasiada, pela vida sedentária, pela tristeza e pela ansiedade.

A medicina chinesa é milenar. Fruto de uma compreensão profunda do funcionamento da natureza e do homem, tem um método de diagnóstico próprio que abarca a totalidade do ser humano. Numa consulta de acupunctura estética o paciente é previamente avaliado e o tratamento não é apenas cosmético pois alicerça-se na recuperação da saúde. Por isso os efeitos são duradouros.

O acupunctor ao debruçar-se sobre a pele do rosto, apercebe-se do funcionamento dos órgãos, dos bloqueios no fluir da energia, do estado psicológico do paciente, e actua para corrigir o que precisa ser equilibrado.

Acup_estética2O excesso de peso é uma das maiores preocupações da sociedade moderna. A acupunctura ajuda a perder peso, como terapêutica coadjuvante de uma mudança dos hábitos alimentares. Por seu lado, a acupunctura estética é um extraordinário complemento de um programa de emagrecimento saudável, particularmente no tratamento da gordura localizada e da celulite, que teimam em persistir após o emagrecimento. "Derreter" as gorduras localizadas, esbater as estrias e as cicatrizes são objecto da acupunctura estética e os resultados são entusiasmantes.

Não é de admirar que no Brasil muito se tenha desenvolvido este ramo da acupunctura, que tem sido objecto de investigação dos acupunctores brasileiros (reunidos na Associação Brasileira de Acupunctura Estética). Especialmente as mulheres recorrem à acupunctura estética para o rejuvenescimento, e para o emagrecimento, como alternativa válida e económica à cirurgia plástica. Cremos que em Portugal o mesmo acontecerá cada vez mais.

* (1) Em vez de agulhas utiliza-se o laser para estimulação dos pontos faciais.

Maria Isabel Sampaio

**
Isabel & Liu logo 2002 - 2018 
 
*
* * * * *
*   Bairro do Bosque - Av. Do Brasil, 52 C, 2700-134 Amadora
  21 495 06 99 - 93 862 12 98  | centro.acupunctura@gmail.com
* * * * *
*   Contacte-nos, ponha-nos as suas questões ou envie-nos os seus comentários, opiniões e sugestões
* *
    Isabel&Liu, Terapias Alternativas Lda - NI/PC: 505 380 560; RCC Amadora: 12 474
* * * * *